Como fazer a matrícula em Jaboatão dos Guararapes? Aprenda aqui!

A cidade de Jaboatão dos Guararapes costuma ter sua data de abertura de matrícula escolar no período de dezembro, já se preparando para receber os estudantes novos do ano seguinte. 

Dessa forma, os pais e responsáveis possuem uma plataforma online preparada para fazer esse procedimento, independente se o destino é estudar em rede municipal ou também estadual. A pré matrícula online foi desenvolvida para isso, principalmente para facilitar o procedimento para quem não pode sair em horário comercial para ir até a escola.

Caso você tenha a intenção de matricular seus filhos na cidade de Jaboatão dos Guararapes para o ano de 2021, veja aqui quais são os documentos necessários, como funciona o procedimento e demais informações.

Como fazer a matrícula em Jaboatão dos Guararapes? Aprenda aqui!

Como fazer a matrícula em Jaboatão dos Guararapes? Aprenda aqui!

A matrícula das escolas municipais ou estaduais é feita por meio do portal da prefeitura, só é preciso realizar o preenchimento do cadastro com todas as informações requisitadas.

É válido lembrar que somente alunos novos precisam realizar essa matrícula, visto que os antigos já terão sua matrícula renovada de forma automática. Depois de fazer sua matrícula, será preciso ir até a escola pessoalmente, lá você terá que levar todos os documentos necessários, caso contrário, poderá perder sua vaga.

Caso você perca a primeira parte do prazo de matrícula, poderá tentar novamente no segundo período de reserva da vaga, que acontece também no mês de janeiro, porém, é preciso lembrar que só concorrerá às vagas chamadas de remanescentes.

Quais são os documentos necessários?

  • Original e cópia do RG, 
  • CPF do responsável legal,
  • Laudo comprobatório de deficiências declaradas (caso precise), 
  • Original e cópia de comprovante de residência atualizado, 
  • Duas fotos 3×4.

A matrícula para o ensino estadual é realizada por meio do portal do governo do estado de Pernambuco, conhecido como Matrícula Rápida. A confirmação da matrícula é divulgada somente em janeiro, juntamente com todos os documentos que foram solicitados no período de inscrição. Assim como já dito, a matrícula é necessária para os alunos considerados novos, já que para os antigos, ela se renova automaticamente.

É preciso que se tenha atenção para conseguir as vagas, visto que geralmente possuem uma quantidade limite, do contrário, não se terão vagas suficientes no colégio desejado out tão perto de casa.

É válido lembrar também que o processo de matrícula online direciona para o estudante aquelas instituições que são perto da moradia, já pensando na facilitação para deslocamento do aluno, principalmente pela economia e demais questões.

Caso você tenha dúvidas sobre a inscrição em uma determinada instituição,é indicado que procure saber mais sobre a mesma diretamente no site existente, somente assim você terá acesso ao calendário existente, quais são os documentos específicos, como funciona o processo e não deixar nenhuma informação relevante passar.

O importante é se programar e saber que é preciso cuidado com as datas e períodos, visto que são a parte mais importante e essencial para que o procedimento seja completamente efetivado e não exista o risco de perder a vaga na tão desejada instituição.