Onde encontrar o melhor curso tecnico enfermagem 2021?

 

A pandemia de covid 19 mostrou a dura realidade dos profissionais de saúde. Plantões intermináveis, a separação entre os entes familiares e o risco eminente de se contaminar com as doenças que circulam nos hospitais, postos de saúde ou clínicas. Ao mesmo tempo que o dia a dia desses trabalhadores veio à tona para o público, muitas pessoas ficaram inspiradas em entrar nessa área da saúde. Uma forma de fazer isso é com um curso técnico enfermagem 2021

Mas ainda sim, só a inspiração não reflete a realidade: o que faz um técnico em enfermagem? Qual a diferença entre um curso técnico e um superior? Qual a melhor instituição com o curso técnico enfermagem 2021? Nós buscamos as respostas para todos esses questionamentos! Vamos lá? 

O que um técnico de enfermagem aprende?  

Algumas das matérias de um curso de técnico em enfermagem são Anatomia e Fisiologia Humana, Bioética, Clínica Médica, Enfermagem em diversos níveis (clínica, cirúrgica, em pacientes graves e em emergências), assim como saúde de diferentes públicos (mulheres, idosos, crianças e jovens). 

O curso técnico tem duração média de dois anos. Ele pode ser feito a distância, semi presencialmente ou 100% presencial.  Independentemente da modalidade, o estudante precisa ter 600 horas de estágio supervisionado. Ao finalizar essas duas etapas, ele precisa obter um registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem do seu estado. 

Diferença entre curso técnico e superior

No curso técnico de enfermagem, o estudante vai aprender tudo que for necessário para dar apoio a um enfermeiro. Dessa forma, a atuação é mais limitada. Algumas das funções são: apoiar o enfermeiro, planejar atividades com o enfermeiro, ajudar no tratamento dos  pacientes, controlar o risco de infecção hospitalar.

Já um enfermeiro formado, com Ensino Superior, consegue ter mais responsabilidades, como organizar os serviços de enfermagem, dar assistência aos pacientes, oferecer consultoria e fazer auditorias, se responsabilizar pelo tratamento de pacientes e tomar decisões que podem influenciar no salvamento de vidas. 

É fundamental relembrar que nenhuma função é mais importante do que a outra. Elas se complementam. O ideal é entender qual função se encaixa melhor com o seu perfil e objetivos de vida.   

Melhores instituições 

Normalmente, os melhores lugares para um curso técnico são aqueles já integrados com a prática, ou seja, que têm vínculos, convênios ou fazem parte de uma instituição de saúde. Veja alguns exemplos:

  • ETES: Escola Tecnica de Educação em Saúde do Hospital Oswaldo Cruz; 
  • Albert Einstein: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;
  • Escola de Enfermagem São Joaquim;
  • Cruz Vermelha Brasileira;
  • Escola técnica de Enfermagem Santa Rita
  • Instituto Wanda Horta.

Mercado de Trabalho

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, divulgado em maio de 2020, mostra que existe um déficit de 17 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem. Isso demonstra que o mercado de trabalho tem vagas e precisa de profissionais dessa área com urgência. Por esse motivo, fazer um curso técnico enfermagem 2021 pode ser uma chance de se colocar no mercado rapidamente e com a possibilidade de crescer na carreira.