Entender porque sonhamos e como interpretar sonhos pode mudar a sua vida!

Significado dos sonhos e do sono

Nem sempre é óbvio o que os sonhos te dizem, mas a arte (e a Ciência) da interpretação de sonhos pode colocar-te no caminho certo. Aqui, reunimos as interpretações peritas dos sonhos e os significados dos sonhos comuns.

Raramente fazem sentido. Podem ter imagens vívidas de pessoas que pensas que esqueceste. E eles podem ser emocionalmente intensos, mesmo que você possa acordar totalmente calmo! E tem um motivo para tudo isso..

A interpretação dos sonhos existe há milhares de anos, e as respostas foram dadas pela religião e pela literatura. Para os cientistas, porém, os significados dos sonhos permanecem evasivos.O teu cérebro faz sonhos durante a fase REM do ciclo do sono. Robert Hoss, ex-presidente da Associação Internacional para o estudo dos sonhos, em entrevista a este site com Horóscopo do dia que três partes do cérebro ativam-se durante o sonho, nesta fase de sono.

Primeiro, há a região límbica, associada ao processamento de emoções. Em seguida, há regiões sub-corticais associadas com a região límbica, que lidam com a resolução de problemas e aprendizagem. Finalmente, há várias partes dos córtices associativos, que é onde os sonhos se originam.O teu sonho é o teu cérebro a descobrir os teus problemas por ti. É por isso que a parte de resolução de problemas do seu cérebro é ativada durante o sonho. O seu cérebro tenta resolver os seus problemas emocionais, procurando associações passadas para os problemas que você tem no seu dia a dia.

Se, por exemplo, você está chateado com uma pessoa por cancelar planos no último minuto, o seu cérebro vai tentar lembrar-se de ocasiões anteriores em que você teve sentimentos similares transtornados, e re-executar o processo emocional que você passou, que eventualmente os resolveu. Eles também são muitas vezes diferentes das maneiras que o sonhador normalmente tentaria resolver o problema na vida acordada.

como interpretar seus sonhos

Porque eu devo interpretar meus sonhos?

Bem, como sugerido por alguns dos casos de exemplo acima, nossos sonhos podem nos dar novas visões surpreendentes sobre nossos sentimentos, desejos e crenças.

Você pode entender isso pensando no fato de que os sonhos em grande parte vêm do subconsciente – uma parte de nossas mentes que não podemos acessar prontamente.

Então, quando as nossas mentes conscientes recordam os nossos sonhos, é-nos concedida uma janela única para o nosso subconsciente.

O nosso subconsciente é a parte de nós que existe por trás das defesas da nossa mente consciente. Quando estamos acordados, nossa mente é adepta de impor falsas limitações em nós, e de esconder coisas desconfortáveis de nós.

Quando estamos dormindo, essas barreiras estão em baixo, e os nossos sinais de sonho pintam uma imagem vívida do que está por trás delas.

Isso significa que através dos sonhos podemos perceber que não somos felizes em nossa relação atual, que nosso trabalho está nos desgastando, ou que é hora de fazer algo drástico.

Alternativamente, podemos perceber que queremos parar de fugir de compromisso ou parar de adiar grandes mudanças de vida (como começar uma família).

Em suma, se estivermos dispostos a prestar atenção aos nossos sonhos, podemos redirecionar o curso das nossas vidas para nos tornarmos mais realizados.