O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente como Enem, é um teste que conta com quatro diferentes provas. Além disso, existe a redação do Enem, que deve ser feita com muita cautela. A redação do Enem tem peso igual o das outras provas e pode ser decisiva na conquista de uma vaga.
Tem pessoas que passam o ano se preparando para quando chegar o momento do Enem, darem o seu melhor na elaboração da redação. Existem técnicas específicas que ajudam na obtenção de uma boa nota, é preciso dominar o português para atingir os melhores resultados possíveis.
Como funciona a redação do Enem
A prova do Enem conta com quatro disciplinas, além de uma redação. Cada um destes itens possui 1.000 pontos, ou seja, se você domina o português, poderá sair na frente dos seus concorrentes, fazendo uma bela redação.
Ela será aplicada no primeiro domingo de provas e o candidato decide se fará no começo ou depois das questões.
Possíveis temas
A redação do Enem normalmente aborda temas que afetam a sociedade de uma maneira geral, assim, são raros os casos de temas desconhecidos. Saiba que o Enem tenta fugir de temas mais polêmicos ou recentes, que as discussões ainda estejam ocorrendo. Desta forma, é provável que o tema da redação seja algo recorrente nos últimos anos, mas que agora não esteja em evidência.
Não é por isso que o candidato poderá ficar desligado do que está acontecendo no mundo lá fora. Assistir telejornais, ler sites de notícias e se manter bem informado é importante para quem deseja fazer uma boa redação, já que desta forma terá algum contato com o tema proposto.
Veja temas cotados:
- Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil;
- Limites do Humor
- O combate às epidemias no Brasil;
- A evasão escolar em questão no Brasil;
- Espaços urbanos de convivência
- Como combater o bullying nas escolas do Brasil?
- Proteção dos animais
- A importância da preservação do meio ambiente;
- O perigo da escassez da água;
- Solidão e outros males do século.
O tema pode não ser exatamente igual, provavelmente não será, mas estas são áreas em evidência, que podem ser destacadas na prova do Enem.
Últimos temas
É importante também estar atento para os últimos temas que foram cobrados nas redações do Enem, porque eles e assuntos semelhantes podem ser descartados, porque certamente não serão cobrados desta vez. Veja quais foram os últimos tema da redação do Enem:
2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado;
2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI;
2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil;
2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil;
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. E, Caminhos para combater o racismo no Brasil, na segunda aplicação;
2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. E, Consequências da busca por padrões de beleza idealizados, na segunda aplicação;
2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Como fazer uma boa redação
Muita gente sonha em fazer uma boa redação no Enem, já que somente ela é capaz de garantir até 1.000 pontos para o candidato. Desta forma, aqueles que dominam a língua portuguesa são capazes de conquistar melhores resultados. Seguindo estas dicas, sua chance será maior:
- Utilize a folha de rascunho e depois passe a limpo;
- Não deixe muito espaço em branco e nem ultrapasse o limite permitido de linhas;
- Não fuja do tema em hipótese alguma;
- Não seja muito agressivo, principalmente ferindo direitos humanos;
- Confira o texto antes de entregar;
- Tente argumentar sempre com três exemplos.
Como funciona a correção
Diferente das outras partes do Enem, onde um computador faz a correção e certo e é certo e errado é errado, com a redação o processo é feito por professores. Muitos participantes reclamam dos métodos de correção, alguns inclusive possuem a nota zerada e então podem solicitar uma revisão, existem até mesmo casos de participantes que entraram na Justiça.
Existem mais de 4 mil corretores de redação, sendo que cada uma delas é avaliada por dois corretores. Eles consideram cinco questões:
- Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação;
- Escolha e organização das informações;
- Conhecimento da língua necessário para argumentação;
- Desenvolvimento de uma proposta de solução para os problemas abordados, seguindo os valores e considerando as diversidades socioculturais.
É feita uma média da nota dada por cada um dos corretores, menos em caso de uma diferença muito grande entre elas.
Caso a diferença seja maior do que 80 pontos em um dos critérios, um terceiro avaliador é chamado e define a nota do critério. E se a soma de todos critérios der uma diferença acima de 100 pontos, o terceiro corretor é acionado e a nota será a média das somas mais próximas.
A redação do Enem é uma das partes que deixa os candidatos mais apavorados, muitos fazem diversas simulações antes da prova, pensando em obter a melhor nota possível. É preciso entender bem todas as suas etapas para se dar bem. Siga as nossas dicas e boa sorte na prova deste ano.